As vitaminas são importantes para nossa saúde. Isto todos ouvimos falar.

São tantas as vitaminas, que por vezes, não conseguimos saber qual a função de cada uma. Entre as vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água), o complexo B faz parte de um grupo imprescindível para o ótimo funcionamento do nosso metabolismo.

Integrante multifacetada deste grupo, a vitamina B6 (Piridoxina), além de contribuir ao metabolismo das proteínas, auxiliando na melhora energética e na construção muscular, é uma grande aliada à imunidade, e a saúde cardiovascular e cerebral.

Boas fontes desta vitamina: cereais integrais, semente de girassol, feijões (amendoim, feijão preto, carioquinha, branco), aves, peixes, carnes e frutas como banana e abacate e vegetais.

A vitamina B6 é imprescindível no metabolismo das proteínas. Esta vitamina consegue oxidá-las, ou seja, “quebrá-las” em partes menores denominadas de aminoácidos, para que desta forma, consigam ser absorvidas pelo intestino, e assim cumprir uma de suas funções principais: a construção muscular.

Quando falamos no metabolismo de proteínas, discursamos além do músculo esquelético. As proteínas têm múltiplas funções em nosso organismo. A hemoglobina, por exemplo, responsável por transportar o oxigênio e o ferro no nosso organismo, requer vitamina B6 para sua produção e maturação. Caso não tenhamos vitamina B6 o suficiente, ficamos suscetíveis a anemia e desta forma, nossa imunidade baixa. Eis aí um corpo vulnerável a vírus e bactérias.

Uma das substâncias mais discutidas quando falamos de doenças cardiovasculares e demências, é a Homocisteína. A alta concentração deste metabólito é considerada fator de risco para patologias cardiovasculares e cerebrais como a aterosclerose, o derrame, a trombose e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. E uma das vias para diminuir este metabólito (a enzima cistationina beta sintase - CBS), utiliza vitamina B6 em grande quantidade.

A deficiência da Vitamina B6, também reduz a produção e atividade de neurotransmissores (especialmente serotonina, acetilcolina, histamina e noradrenalina), podendo desta forma, causar depressão, insônia, irritabilidade e ansiedade.

Com B6 bom humor e longevidade estão assegurados!